Santa maria

Órgãos do mecânico que morreu em acidente serão doados

Silvana Silva

Foto: Reprodução Facebook

ATUALIZADA às 16h09min do dia 16 de dezembro

A dor da perda se transformou em um gesto humanitário na família do mecânico José Francisco Santini Júnior, 27 anos, que morreu vitima de um acidente de trânsito. Os rins do jovem serão doados em um procedimento que acontece neste sábado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A autorização partiu dos pais e da esposa do jovem em uma decisão unânime.

O mecânico, que trabalhava há 5 anos na empresa Expresso Medianeira morreu na última sexta-feira depois de 10 dias internado após sofrer um acidente de trânsito, ocorrido no dia 10 de dezembro em Santa Maria.

- Eles foram muito tranquilos na decisão pela doação. A família comentou durante a entrevista que já que o filho deles não tinha mais vida, era um consolo e um alento saber que ele continuaria vivendo em outras pessoas - comentou a chefe da UTI adulta do Husm, a fisioterapeuta Janice Soares, que também integra a Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do hospital.

Conforme Janice, a equipe de captação vem de Porto Alegre, faz a captação dos rins e leva os órgãos para dois doadores que já estão esperando e prontos para o procedimento de recepção na Capital. 

- É muito importante que as pessoas tenham isso bem claro: a decisão pela doação é da família, geralmente por parentes em primeiro grau. Mesmo que a pessoa seja autodeclarada em carteira de identidade como doadora, a decisão é da família. Por isso, é tão importante deixar claro aos familiares, de forma oral ou escrita, a vontade de ser doadora - esclarece Janice.

A partir da captação, o corpo de Júnior será enviado para o Instituto Médico Legal. A liberação para cerimônia de velório e enterro deve acontecer entre domingo e segunda.

BRINCALHÃO E SORRIDENTE
Natural de Bagé, Júnior, como era carinhosamente chamado pelos amigos que deixaram centenas de mensagens em seu perfil do Facebook, mudou para Santa Maria ainda pequeno. Era um apaixonado por motos e fez da paixão uma profissão.

- Ele adorava a moto dele, chegou a correr quando era mais novo. Adorava trabalhar como mecânico sempre foi muito carinhoso com a família - descreveu a esposa, Letícia Oliveira, com quem Júnior tinha um menino de 4 anos, Artur.

Ele também era pai de Isabele, 8 anos, de um primeiro relacionamento.

Sorridente e bem humorado, Júnior conquistou amizades no trabalho. Victor Saccol, um proprietários da empresa Expresso Medianeira, lembra do funcionário como um rapaz alegre e bacana.

- Dois dias antes do acidente eu estava saindo da empresa já tarde da noite e encontrei ele. Na ocasião, brinquei com ele perguntando se aquela era uma hora de chegar pro trabalho. Ele respondeu todo sorridente dizendo que estava no turno da noite e tinha ido em casa jantar, que estava gostando muito do turno da noite e se dando muito bem com o pessoal. Lamentamos muito - afirmou Saccol.

O corpo de Júnior foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, às 10h30min deste domingo.

O ACIDENTEFoto: PRF

De acordo com o Corpo de Bombeiros, José Francisco Santini Júnior conduzia sua motocicleta pela BR-158, trecho conhecido como Faixa de Rosário, no Bairro Pinheiro Machado, quando se envolveu em um acidente com um carro por volta das 20h30min, quando ele estava no intervalo do jantar da empresa que trabalhava e tinha ido para casa.

As circunstâncias do acidente ainda são apuradas em investigação da Polícia Civil. O motociclista recebeu os primeiros-socorros pelo Corpo de Bombeiros e foi transportado para o Husm por conta da gravidade dos ferimentos que sofreu. Havia suspeita de "fraturas múltiplas" segundo os bombeiros. Ele sofreu traumatismo craniano. De acordo com o Husm, ele passou por cirurgia na madrugada da última terça, mas não resistiu aos ferimentos e morreu nesta sexta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para a nova 2ª Quadra da Bozano sair do papel precisa recapear a rua antes Anterior

Para a nova 2ª Quadra da Bozano sair do papel precisa recapear a rua antes

PRF deflagra operação de férias em todo o Brasil Próximo

PRF deflagra operação de férias em todo o Brasil

Geral